Na articulação do joelho há dois pontos de contato na articulação entre o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da perna).
Entre eles há uma estrutura de fibrocartilagem em formato de meia-lua chamado de menisco, temos o medial (maior) e lateral (menor). Eles são fixados na tíbia (osso da parte inferior).
Apresentam formato côncavo, superiormente, para melhor acomodar a superfície do fêmur que é arredondada. Assim, promove um aumento da área de contato, melhorando a distribuição do peso e absorção de impactos. Por exemplo: suportar três a quatro vezes o peso corporal durante a corrida.
É uma estrutura comumente atingida por lesões que podem ser traumáticas ou degenerativas. Quando traumática, geralmente ocorre por torção do joelho semiflexionado enquanto sustenta o peso corporal. O local da lesão será importante para o prognóstico, para saber se será necessária a cirurgia. Cabe ressaltar que novos estudos têm mostrado que o tratamento conservador tem sido escolhido na maioria dos casos, sendo preciso a cirurgia em casos específicos.
