Cãibras musculares durante exercícios são um problema comum entre atletas que envolve contração muscular repentina, involuntária e dolorosa durante ou após o exercício. A ocorrência de cãibras é bastante imprevisível, e as causas não são bem compreendidas, embora existam duas hipóteses.
Distúrbios do equilíbrio eletrolítico e do estado de hidratação
Esta é a explicação clássica para cãibras musculares, que a desidratação e a perda de eletrólitos através do suor podem causar cãibras musculares. Como os eletrólitos são necessários para a função muscular adequada, incluindo contração e relaxamento, a depleção de eletrólitos (tanto no sangue quanto no músculo) pode plausivelmente resultar em contração muscular interrompida e descontrolada (ou seja, cãibra).
Controle neuromuscular alterado
Embora as cãibras geralmente ocorram em exercícios prolongados no calor, elas também podem ocorrer sem desidratação ou desequilíbrio eletrolítico e em ambientes frios. Portanto, deve haver outras causas para as cãibras que ocorrem nessas condições. As cãibras podem ser desencadeadas por atividades além do exercício, incluindo atividades repetitivas de pequenos grupos musculares, como digitar, escrever ou pressionar botões. Foi sugerido que as cãibras podem ser causadas por atividade anormal do nervo que controla a atividade muscular, originando-se no sistema nervoso central. No entanto, a causa da “anormalidade” era, e é, obscura, embora seja sugerido que seja causada pelo aumento da fadiga. Acredita-se que o aumento da fadiga causa aumento da ativação muscular, enquanto a inibição da ativação excessiva que normalmente controla a contração é reduzida. Isso leva à contração descontrolada, levando a uma cãibra muscular.